terça-feira, julho 27

O tapinha do Lula. Por, Joelson Cardoso

É lamentável a falta de tempo na vida do ser humano. Semana passada vários assuntos interessantes pipocando na mídia e eu louco para dar uns “pitácos”, escrever algumas crônicas e o tempo me esmagando, pressionando.

Mas quando vi e ouvi o nosso presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, opinando sobre o que é certo e errado e aprovando a chamada lei da palmada, me obriguei a anotar em um canhotinho de papel, algumas impressões para depois publicar no blog.

Fiquei impressionado, primeiro, com o fato de um completo despreparado no assunto estar opinando como se fosse um doutor. Ora, desconsiderar todo um contexto social, onde as pessoas mal têm contato com os livros, onde muito mais da metade da população não tem acesso a internet, sem falar na educação que anda com um nível ridículo de qualidade, falar em educação sem palmadas é algo no mínimo ingênuo.
Não sou a favor da violência, mas umas palmadas se faz necessário no processo de educação. Principalmente em tempos que os pais andam super atarefados, consumidos pelo trabalho externo. Mas a linha que quero seguir é a linha da natureza humana, de expressão corporal de sinais e mensagens físicas que conotam a intenção de um ser ou a regra a ser estabelecida, a ser imposta.
A dor de um tapa pode significar muito mais para uma criança do que uma palavra ou um castigo. E esse significado pode ser a diferença de um adulto sem limites, um delinqüente ou um ser moralmente educado. Nossa população é formada por pessoas de forte expressão física, mesmo aqueles que adotam uma linha mais “leve” de educação não estão sabendo fazer. Este processo é algo que deve acontecer gradativamente, naturalmente, impor leis é demagogia. Não podemos pensar como Jean Jaques Rousseau, partindo do princípio que a natureza humana é boa, pacífica. Somos seres de contato, interação física. Mudar isso é um processo lento e gradual.A história mostra que reprimir de mais não é uma exeriência muito boa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...