segunda-feira, agosto 16

Cético também acredita em fim do mundo? Por, Joelson Cardoso

Não estou entre aqueles que acreditam em um fim do mundo clichê. Aquele fim do mundo que costumamos assistir nos melhores e também piores, filmes de Hollywood. Sabe aquela coisa de meteoros caindo, vulcões nervosos cuspindo fogo, chuvas ácidas derretendo os tetos dos automóveis, a terra se abrindo e com ondas gigantes consumindo cidades inteiras? Em um deles sobrou até para o pobre cristo redentor. Viram o filme 2012?

Sinceramente, sou muito cético para este tipo de crença, quase bíblica. Mas então o que dizer sobre os fenômenos climáticos que ultimamente fazem parte do nosso cotidianos? Bem, neste caso infelizmente é possível acreditar num fim do mundo.

Desde criança, quando se falava em Rússia, Noruega, Suíça ou outros países mais ao extremo norte do planeta, a imagem que me vinha à mente era a de paisagens tingidas pelo branco da neve e de pessoas super agasalhadas, na linguagem gaudéria: “entrouxadas de roupa”. Pois o que pensar agora, do planeta em que vivemos e seu futuro, quando na última semana podemos acompanhar pelos noticiários da televisão pessoas sentadas em praças de Moscou, se abanando de calor, vestidas apenas de bermudas e camisetas? É assustador. Já imaginou como será o nosso verão?

Importante lembrar que não é só isto. Temos os já batidos avisos do derretimento das geleiras, (onde logo o desenho das calotas polares serão coisa de Atlas desatualizados), o nível do mar subindo, a água acabando, as florestas nem se fala, e a população crescendo exponencialmente, década a década e com ela o consumo desordenado.

Acreditar que o fim do mundo aconteça de forma imediata com a concomitância de eventos devastadores é de mais para a minha cabeça, mas pensar que estamos destruindo o nosso planeta, lentamente tal qual um câncer é capaz de fazer com um corpo humano, isso já é bem mais razoável. Mesmo para os mais céticos. Por tanto, não quero dizer nada, mas... O mundo está acabando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

...